Atividades de alimentação saudável em Congresso Internacional de Nutrição

Por Aline Pagliarini, MTB – 74428/SP | 25 de setembro de 2018

O grupo de Alimentação Natural, da Fundação Mokiti Okada (FMO), realizou oficina, degustação de receitas, distribuição de sementes, lançamento e venda de livros, no XIV Congresso Internacional de Nutrição Funcional: “Biomas brasileiros e a teia da inter-relações metabólicas”. O evento ocorreu entre 13 e 15 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista.

No sábado, 15, as nutricionistas da FMO, com a nutricionista e professora da VP Centro de Nutrição Funcional, Fernanda Serpa, apresentaram a oficina “Frutas nativas da biodiversidade brasileira: como atuam no centro da teia.” A equipe da Fundação elaborou as receitas: vinagrete de cambuci, creme gelado de abricó com farofa de castanha e arroz integral com butiá e abobrinha marinada. Já Fernanda abordou as informações nutricionais. Ao final, as preparações foram servidas aos visitantes. 

Pela primeira vez no evento, a estudante de nutrição, Kadidja Queiroz, de Natal (RN), ressalta: “Eu não conhecia essa culinária com produtos naturais. Durante oito anos eu fui vegetariana. A maioria das receitas vegetarianas e veganas é mais complexa, e essas, não. O que me encantou foi essa culinária simples e acessível a qualquer pessoa”, conclui.

A participante Ana Alessandra Rodrigues, de Florianópolis (SC), declara: “Eu gosto dessa diversidade de alimentos e, na minha região, há muito butiá. É a segunda vez que venho ao Congresso, e a parte culinária que me chama mais atenção. Também gostei da receita do creme de abricó, o sabor é cítrico e dá para comer como sobremesa.”

Estande FMO

Nos dias 13 e 14, a equipe ofereceu degustação de pão rústico de jabuticaba e geleia de jabuticaba, com o intuito de mostrar o aproveitamento integral do alimento. A receita do pão está no livreto Frutta – lançamento que aborda preparações de acordo com a sazonalidade das frutas.

No sábado, dia 15, sementes de caruru – uma espécie de Planta Alimentícia Não Convencional (PANC) – foram distribuídas para o público. O Centro de Pesquisa Mokiti Okada (CPMO) disponibilizou as sementes. 

Em todos os dias, o livreto e as demais publicações elaboradas pelo setor de Alimentação Natural também ficaram disponíveis no estande.

Congresso 

Referente a participação da FMO no evento, a idealizadora do Congresso, Valéria Paschoal afirma: “A nutrição funcional faz todo equilíbrio do organismo, inclusive a integração com a parte mental e espiritual, e isso também tem conexão com os princípios de Mokiti Okada.”

Durante o evento, houve conferências, palestras, debates e mesas-redondas com profissionais de todas as regiões do Brasil, e convidados dos Estados Unidos e Chile, que apresentaram assuntos como: Biomas brasileiros e biodiversidade; Alimentos da Amazônia; Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC); Alimentação verde e orgânica na infância; Uso de ervas e especiarias para recuperação muscular; Alimentos versus suplementos, entre outros.

O Congresso reuniu aproximadamente cinco mil participantes, entre nutricionistas, estudantes, demais profissionais de saúde, convidados, expositores e visitantes.

Receita 

Vinagrete de cambuci

Ingredientes: 

½ unidade de tomate picado em cubos                        

3 unidades de cambuci picado                                                   

5 ramas de cenoura picada                                 

½ unidade de cebola picada em cubos                         

1 colher de café de sal marinho                                                 

1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem                                

1 colher de vinagre de maçã                                                       

1 ½ colher de chá de açúcar mascavo                                            

Modo de preparo: 

Misturar todos os ingredientes e servir.