Comensalidade, ayurveda*, alimentação alcalina e estresse foram os assuntos apresentados no V Encontro de Nutricionistas

Por Aline Pagliarini, MTB – 74428/SP | 1 de setembro de 2016

“Nutrição e Gastronomia na Prática” foi o tema do V Encontro de Nutricionistas promovido pelo setor de Alimentação Natural, da Fundação Mokiti Okada (FMO). O evento ocorreu em 27 de agosto, das 9 às 17 horas, na Vila Mariana, em São Paulo (SP).

Nesta edição, o encontro contou com a participação de quatro palestrantes: as nutricionistas Joana D’Arc Pereira Mura; Carina Boniatti e Karen de Barros Lima Longo, e o Eco-Chef Gilberto Bassetto Junior. Durante a programação, houve degustação de receitas, coffee break, sorteios de brindes e apresentação das publicações desenvolvidas pela equipe da Alimentação Natural.

A nutricionista, sanitarista, especialista em Advocacia de Saúde (USP) e professora de Gastronomia Funcional, Joana D’Arc Pereira Mura, ministrou a palestra “Alimentação e Comensalidade”. Ela explicou como a alimentação evoluiu desde a Pré-História até os dias atuais. Joana também apresentou um panorama alimentar ressaltando os assuntos: Desequilíbrios Alimentares; Consequências e Alterações Mundiais; Influências na Alimentação Brasileira; Tendências Alimentares e o Futuro; Alimentos Funcionais e Substâncias Bioativas e Polêmicas sobre lactose e glúten.

O Eco-Chef, químico e terapeuta ayurveda, Gilberto Bassetto Junior, abordou o tema “Leites e Vitaminas Vegetais de Inverno com Ayurveda”. Ele ensinou o preparo das receitas Vitamina de Banana e Leite de Castanha-de-Caju.

A nutricionista, autora de livros, docente e especialista em Técnicas Gastronômicas, na escola Le Cordon Bleu, em Paris, Carina Boniatti, ministrou a palestra “O Equilíbrio Metabólico através da Alimentação Alcalina.” Ela explicou como o organismo reage por meio da alimentação, o equilíbrio do pH no sangue, na urina e na saliva e as fontes de nutrientes.

Para trazer exemplos de alimentação alcalina, Carina ensinou o preparo das receitas Creme Verde com Legumes Marinados, Crostini com Tartar de Beterraba e Patê de Avocado e Torta Trufada de Chocolate com Berrie.

A nutricionista com pós-graduações em Nutrição Clínica Hospitalar, Nutrição Clínica Funcional e Tratamento Multidisciplinar em Unidade de Terapia Intensiva, e voluntária da Alimentação Natural, da FMO, Karen de Barros Lima Longo, proferiu a palestra “Estresse, Alteração Hormonal e Modulação por meio da Alimentação.” Segundo Karen, os hormônios regulam o crescimento, o desenvolvimento, a reprodução, o humor e o metabolismo.

O encontro reuniu aproximadamente 40 participantes, entre nutricionistas, chefs de cozinha, engenheira de alimentos e estudantes da área de saúde.

É a primeira vez que a nutricionista, Adriana Piccioni Nalon, participa do evento. Ela conta: “Procuro me atualizar com cursos e tudo que estudo fora levo para a prática clínica. Gostei das receitas apresentadas e pretendo ensiná-las aos meus pacientes.”

A estudante de nutrição, Thaís Romero Bartolomeo, soube do encontro por indicação da coordenadora do seu curso na universidade. “O que mais me chamou atenção foram a alimentação ayuverda, as receitas da Carina Boniatti e a palestra sobre estresse, pois a alimentação influencia no comportamento humano”.

 

*Ayurveda é o conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos. É um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência da Vida.

 

Receita Eco-Chef Gilberto Bassetto Junior

Leite de Castanha-de-Caju

Ingredientes:
1 xícara de castanha-de-caju hidratada
10 a 15 tâmaras sem caroço
1 pedaço pequeno de gengibre
1 colher de óleo de coco
1 cravo
1 pitada de cacau em pó
1 pitada de açafrão
1 pitada de canela em pó
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de baunilha
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificar. Servir.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Fundação Mokiti Okada
Jornalista: Aline Pagliarini
MTB – 74428/SP