Encontro de Nutricionistas apresenta conceitos teóricos e práticos de alimentação

Por Aline Pagliarini, MTB – 74428/SP | 1 de setembro de 2017

“Alimentação Natural da Teoria à Prática” foi o tema da VI Encontro de Nutricionistas realizado em 26 de agosto, na Fundação Mokiti Okada (FMO), em São Paulo (SP). O evento contou com a participação de cinco palestrantes: nutricionistas, educador físico e chefe de cozinha.

No período da manhã, a nutricionista Selma de Britto Gonçalves ministrou a palestra “Normativas da nutrição clínica”. Ela apresentou a estrutura e o funcionamento do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN); a legislação da nutrição clínica; a prescrição dietética feita por técnicos em nutrição; a postura e ética do trabalho dos nutricionistas nas redes sociais e o Guia Alimentar Brasileiro produzido pelo Ministério da Saúde.

A palestra “Aplicação da teia nutricional na prática funcional” foi proferida pela nutricionista Neiva Souza. Ela explicou que a nutrição funcional aplica a ciência dos nutrientes de acordo com a individualidade bioquímica de cada um. “Atualmente, a alimentação das pessoas segue a pirâmide invertida com o consumo inadequado de alimentos. O que sustenta e agrava essa pirâmide é a utilização de medicamentos para combater doenças”, destaca.

Na parte da tarde, o educador físico João Baptista Gil Júnior abordou a “Gestão da felicidade pela alimentação e atividade física; o Chefe de Cozinha Renato Caleffi ministrou a palestra “Gastronomia orgânica e funcional” e a nutricionista Renata Pinotti falou sobre “Alergia Alimentar – um novo olhar para as alergias alimentares.”

A participante Renata Bendel diz: “É a primeira vez que participo do encontro. Eu atuo como nutricionista, há 11 anos, na área de hotelaria, em São Roque (SP). Apesar de estar em uma região favorável para orgânicos, próxima de Ibiúna e de Piedade, ainda temos dificuldades em receber esses alimentos.”

Nesta edição, mais de cem pessoas participaram das atividades, e os palestrantes responderam às dúvidas da plateia. Houve pausa para coffee break, sorteio de brindes e venda das publicações desenvolvidas pelas nutricionistas, culinaristas, engenheira de alimentos e voluntários, da FMO.

O encontro ocorre anualmente e é organizado pela equipe de Alimentação Natural, da FMO. O próximo será em 25 de agosto de 2018.