Fundação Mokiti Okada leva atividades à feira de orgânicos, no Ibirapuera

Por Aline Pagliarini, MTB – 74428/SP | 16 de junho de 2016

As equipes de Alimentação Natural e Agricultura Natural, da Fundação Mokiti Okada (FMO), participaram, pela primeira vez, da 12ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMÉRICA LATINA. O evento ocorreu entre os dias 8 e 11 de junho, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP), e é considerado o maior do setor de negócios de produtos orgânicos da América Latina.

Os grupos apresentaram oficinas culinárias que utilizaram produtos orgânicos na preparação das receitas; ofereceram degustações; proferiram palestras; deram informações nutricionais e disponibilizaram para venda as publicações elaboradas. Também realizaram oficinas de horta caseira, exposição de verduras e temperos, distribuíram sementes de hortaliças, deram brindes e sortearam livros.

Atividades

Em todos os dias da feira, o grupo de Alimentação Natural apresentou as seguintes oficinas culinárias: Maionese de abóbora no crostini e Sal de ervas frescas no crostini, que foram seguidas de degustações entre os participantes. A feirante Cecília Mine, de Barretos (SP), ressalta: “A maionese de abóbora é diferente, leve e fácil de fazer.”

No sábado, 11, a nutricionista do grupo, Maria Tereza Casulli, discorreu sobre o tema “Viabilizando custos – novas técnicas dietéticas do alimento orgânico”. Ela destacou o aproveitamento, o cozimento e o consumo dos produtos orgânicos, e apresentou uma tabela com a diferença dos preços entre o alimento convencional e o orgânico, em supermercados e feiras livres.

Nos quatro dias de evento, a equipe de Agricultura Natural ministrou oficinas de horta com plantio de mudas de hortaliças. A aposentada Taka Kitamura, de São Paulo (SP), diz que é a terceira vez que visita a feira e o que mais chamou a atenção foi saber que é possível plantar couve em vaso. “Como eu moro em apartamento e sozinha, não consumo todas as verduras que compro. Agora, aprendi a cultivá-las em vasos e, no caso da couve, posso todo dia colher algumas folhas e acrescentá-las à refeição”, afirma.

Na sexta-feira, 10, o engenheiro-agrônomo e doutor em Fitopatologia, Paulo Roberto Ribeiro Chagas, proferiu uma palestra sobre “Desafios para implantação de uma Agricultura Natural/Orgânica”, em que se referiu ao planejamento, sistema de manejo do solo, área para plantio, produção, sustentabilidade, retorno econômico e certificação.

Sobre a feira

O evento reuniu 300 expositores varejistas, atacadistas, distribuidores, hotéis, hospitais, clínicas e spas; produtores orgânicos, agrônomos, profissionais de saúde, entre outros. De acordo com os organizadores, durante os quatro dias, a feira recebeu aproximadamente 20 mil visitantes interessados em conhecer os produtos e serviços apresentados.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Fundação Mokiti Okada
Jornalista: Aline Pagliarini
MTB – 74428/SP