Oficinas culinárias são apresentas em Festival de Gastronomia Orgânica

Por Aline Pagliarini, MTB – 74428/SP | 25 de outubro de 2017

O setor de Alimentação Natural, da Fundação Mokiti Okada (FMO), apresentou oficinas culinárias no VIII Festival de Gastronomia Orgânica – da Terra ao Prato. O evento ocorreu entre os dias 20 e 22 de outubro, no Parque da Água Branca, em São Paulo (SP).

No primeiro dia de festival, a equipe ensinou às crianças sanduíche com requeijame e creme de inhame com cacau. As receitas foram degustadas com colher de mandioca comestível. Além disso, a nutricionista Thaís Kogachi entregou exemplares da revista Planeta Azul e estimulou os pequenos a contarem as ações que praticam para ajudar pessoas.

Participando pela segunda vez do evento, Márcia Lopes da Silva relata que a filha, de 9 anos, e ela são vegetarianas. “Eu sou vegetariana há onze anos e a Chaska [filha], desde que nasceu. A saúde dela é boa. É difícil pegar gripe e tomar remédio”. Sobre a oficina, Márcia afirma: “Gostei muito da receita, é prática.”

No sábado, 22, ocorreu a oficina culinária “Potencializando os compostos bioativos”, e a equipe apresentou a receita recheio de brócolis, tomate confit e requeijame. No último dia, 23, os visitantes participaram da atividade de horta caseira e receberam sementes de verduras e temperos.

No espaço Café Literário, a Alimentação Natural realizou minipalestras com os temas: Gestão da felicidade; Nutrição e espiritualidade; Lanches saudáveis, entre outros, e disponilizou à venda lanches orgânicos e os livros desenvolvidos pela equipe. As publicações também podem ser encontradas na loja virtual do site da FMO: www.fmo.org.br

Durante os três dias, o festival recebeu cerca 30 mil pessoas – simpatizantes e adeptos da alimentação orgânica, vegetariana e vegana, e público geral.

 

Receita Requeijame*

Ingredientes:

Inhame − 400 g

Azeite de oliva extravirgem − ¼ xícara de chá

Alho − 1 dente

Cebola picada − 1 colher de sopa

Limão (suco) − 2 colheres de sopa

Sal marinho − 2 colheres de café

Polvilho azedo (opcional) − 1 colher de sopa

 

Modo de preparo: 

Colocar o inhame descascado em uma panela com água e deixar cozinhar até ficar macio. Escorrer a água e bater todos os ingredientes no liquidificador. Servir.

O requeijame é uma pasta base que pode ser aromatizada com ervas, temperos e azeitonas para um patê ou ser utilizada em substituição do creme de leite ou requeijão em diversas receitas como tortas, quiches, estrogonofe etc.

 

Requeijame* (A receita está publicada no minicalendário 2018 Lanche Saudável – Receitas Fáceis. O livro pode ser adquirido na loja virtual, da FMO: www.fmo.org.br)