Planeta Azul

Quem Somos

O Projeto Planeta Azul, é um Projeto Educacional que utiliza recursos paradidáticos, por meio da revista de História em QuadrinhosHQ, para incentivar a prática do altruísmo, cidadania, bondade, respeito, organização, felicidade, amor filial, preservação da natureza, alimentação saudável, dentre outros valores.

Além de favorecer a educação do aluno na estrutura moral e ética, para o seu desenvolvimento como um ser humano íntegro, honesto, altruísta e útil à sociedade, o Projeto Planeta Azul auxilia no processo de Ensino-aprendizagem, possibilitando ao aluno o prazer pela leitura e pela escrita, principalmente na elaboração do roteiro da história em que é protagonista, o que contribui para o desenvolvimento da estrutura do pensamento, do raciocínio logico-operatório, da imaginação e da criatividade dos alunos de forma lúdica e prazerosa. Desenvolvendo assim, a espontaneidade, a iniciativa e a criatividade do aluno.

O Projeto

As narrativas abordam temas como: cidadania, preservação do meio ambiente, formação do caráter altruísta, bondade, cortesia, respeito, limpeza e organização, alimentação saudável, artes, dentre outros.
As experiências vividas pelos alunos chegam a redação da revista, por meio de centenas de cartas enviadas para os personagens e através de acompanhamento e/ou visitas nas escolas.
Aquelas que se encaixam dentro da proposta anual, são transformadas em roteiros e produzidas em novas histórias publicadas, nas respectivas edições.

Principais Atividades

Conheça as principais atividades sugeridas no Ponto de Apoio, para os professores melhorarem a representação da ideia de desenvolvimento cognitivo e moral, incentivando o despertar da criatividade, solidariedade e da importância do amor e amizade na vida dos alunos:

Campanha do Obrigado

A Campanha do Obrigado tem por objetivo desenvolver o altruísmo, através da prática de boas ações na escola, na família e na sociedade que, por sua vez, despertam o sentimento de gratidão nas pessoas. A cada obrigado recebido o aluno ganha um selinho para motivar!

Ikebana Sanguetsu

Durante todo o ano letivo, os alunos mantém contato com a missão da flor e utilizam este recurso para levar alegria às pessoas; Mediante contratação, professores de ikebana levam essa vivência para a sala de aula, ensinando os alunos na prática, como montar o arranjo floral.

Horta Caseira

Promove o ensino-aprendizagem em diversas disciplinas do currículo da escola.
Coloca o aluno em contato com a natureza, que compreende a missão do solo, energia vital e sua importância para a saúde.

Pensamento da Semana

Atividades realizadas pelos alunos, que possibilita a pragmatização do pensamento de Mokiti Okada por meio de máximas e pensamentos;

Praticando o Bem e o Belo

A contextualização da prática do belo no dia a dia por intermédio das boas ações, da bondade e da simpatia. E, nos pequenos gestos de arrumação, seja em casa ou na escola, que deixam os ambientes mais bonitos e as pessoas, mais felizes.

Mudanças Positivas

Desenvolvimento dos Alunos

Despertando a Natureza Altruísta

Respeito às regras de convívio social;
Interesse em servir e respeitar o próximo;
Prática e atenção aos direitos e deveres como cidadãos;
Respeito e cuidado com o meio ambiente;
Desenvolvimento da capacidade de cooperação e solidariedade;
Escolha por comportamentos positivos em relação às pessoas e a natureza ao seu redor;
Sociabilidade e trabalho em equipe;
Favorecimento do sentimento de confiança e autoestima em participar da construção das histórias em que é protagonista;
Incentivo a alimentação saudável;
Maior interesse por Arte em geral.

Favorece Estímulos Cognitivos

Estrutura do pensamento;
Imaginação;
Criatividade;
Linguagem oral e escrita;
Expressão verbal;
Habilidade de observação, compreensão e comunicação;
Compreensão de texto – gramática;
Do interesse pela leitura;
Exercitando a lógica, pois os alunos desenvolvem histórias baseadas em ilustrações sequenciais;
Apresentando aos alunos um novo universo: de como se faz um roteiro de HQ.

Os Personagens

As histórias trazem temas que são sugeridos pelas professoras e alunos que participam do projeto. Assim, atendendo às necessidades de se refletir em sala de aula temas como violência, amor filial, respeito, solidariedade, cidadania, honestidade e gratidão, os personagens da revista formam a trama necessária para a reflexão.
Os exemplos de mudanças de comportamento das crianças, na escola ou na família também se transformam em histórias, que são relatadas pelas próprias crianças nas cartas enviadas à Fundação.