Biólogo do CPMO apresenta a agricultores de milho produto que aumenta a rentabilidade do solo

Em março, o biólogo e encarregado de pesquisa, do Centro de Pesquisa Mokiti Okada (CPMO), Valdionei Giassi, foi convidado pela Korin Agropecuária para apresentar aos agricultores de milho da região de Bragança Paulista (SP) o FertBokashi®Premium. O produto auxilia no equilíbrio biológico e melhora as condições físicas (formação de agregados) e químicas do solo (aumenta a capacidade hídrica e a liberação gradativa de nutrientes). Assim, o agricultor amplia sua rentabilidade e preserva o meio ambiente.

Na demonstração em campo, foi possível explicar a diversidade microbiológica nas interações entre microrganismos e plantas nos sistemas agrícolas. Segundo Giassi, o solo precisa ser entendido como um ser vivo e não somente como um suporte para a planta. “Estamos acostumados a observar somente o que está acima do solo e não abaixo dele”, afirma.

Nas áreas onde ocorreu a aplicação do FertBokashi®Premium, os agricultores verificaram as diferenças como maior enraizamento, tamanho da espiga e grão, e retardamento no ponto de maturação do milho. As diferenças foram confirmadas durante a colheita, em que as áreas que receberam as aplicações do produto produziram 18% a mais em relação à área onde não foi utilizado.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação
Fundação Mokiti Okada
Jornalista: Aline Pagliarini
MTB – 74428/SP