Quem Somos

Segundo a FAO, estima-se que até 2050 sejamos 9 bilhões de pessoas na Terra com mais de 925 milhões em estado de fome e desnutrição.

Em 10 anos o consumo de agrotóxico na agricultura brasileira cresceu cerca de 200%, dado preocupante que afeta diretamente a saúde humana.

Para atender a crescente demanda e qualidade alimentar, a agricultura necessita atingir o equilíbrio entre a produção de alimentos e a utilização dos recursos naturais que estão fragilizados com aplicação de um modelo desenvolvimentista, cujos elevados impactos sociais, ambientais e de segurança alimentar passaram a ser questionados.

Impulsionado pelo grande desafio na agricultura de conciliar as questões econômicas e ambientais com a produção de alimentos puros e dotados de energia vital, o Centro de Pesquisa Mokiti Okada desenvolve pesquisa em agricultura e pecuária sustentáveis embasadas na Agricultura Natural, modelo preconizado pelo filósofo e espiritualista japonês, Mokiti Okada (Japão,1882-1955).

O método privilegia a saúde humana e coloca o meio ambiente como parte integrante dos processos. Igualmente temos a preocupação em colaborar na construção de cadeias de valor entre produtores e consumidores as quais contribuam para a sustentação do meio de vida rural, gerando prosperidade no campo, equilíbrio social nos centros urbanos e saúde e bem-estar de ambos.
 

O Centro de Pesquisa Mokiti Okada – CPMO 

 
O CPMO está localizado no município de Ipeúna, São Paulo, onde possui estrutura administrativa e infraestruturas de apoio à pesquisa como laboratórios, casa de vegetação e estufas. Executa alguns de seus projetos nesta área e também em áreas de parceiros.

Os projetos são multidisciplinares e executados por pesquisadores que atuam no campo e em laboratório próprio, mas também em parceria com instituição de pesquisa, universidades, empresas privadas ou em propriedades agrícolas particulares.

Além de atuar na pesquisa em si, o CPMO tem participação em diversos fóruns, tanto no âmbito estadual, na Comissão da Produção Orgânica do Estado de São Paulo (CPOrg/SP), Conselho de APAs –como conselheiro no desenvolvimento sustentável e de conservação das Áreas de Proteção Ambiental Corumbataí e Piracicaba, quanto federal na Câmara Temática da Agricultura Orgânica – CTAO), na elaboração do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – PLANAPO.

O CPMO é constituído por quatro setores que desenvolvem projetos próprios e projetos que envolvem os demais setores.

Equipe

Luiz Carlos Demattê Filho
Diretor do CPMO
Sérgio Kenji Homma
Coordenador de Pesquisa em Manejo de Solo e Planta
Sakae Kinjo
Coordenadora de Pesquisa & Desenvolvimento de Seme

Atividades

Notícias

Cadastre-se e
receba as novidades!


Contatos

Centro de Pesquisa Mokiti Okada

Estrada Municipal de Camaquã, s/n, Rodovia SP 191, Km 82

CEP 13537-000- Ipeúna- SP

Fone: 19 3576-1588

E-mail: [email protected]