Docentes e estudantes da USP e da UFScar estabelecem parcerias de estudos e trabalhos com o CPMO

Por Aline Pagliarini, MTB – 74428/SP | 23 de junho de 2016

No mês de maio, o Centro de Pesquisa Mokiti Okada (CPMO) recebeu visitas de professores e alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq-USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do Campus Araras (SP).

 

Em 9 de maio, a Profa. Dra. Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso, catedrática em Microbiologia Agrícola do Departamento de Ciência do Solo, da Esalq-USP, e os alunos German Bonilla e Carolinne Carvalho, conheceram as atividades do CPMO e discutiram sobre estudos e trabalhos em conjunto referente a microrganismos da filosfera (residentes em folha), do Projeto Citros, desenvolvido pelo CPMO.

 

No dia 18, ocorreu uma reunião de pesquisadores do CPMO com as professoras Patrícia Monquero e Anastácia Fontanetti, do Centro de Ciências Agrárias, da UFSCar. As pesquisadoras são especialistas em manejo de mato e de adubação verde no cultivo agrícola. Na ocasião, foram discutidos trabalhos de pesquisa em parceria sobre manejo de mato no processo de transição do cultivo convencional para o orgânico no Projeto Milho, do CPMO.

 

Os estudantes de mestrado e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas, da Esalq-USP, Rafael Fabri Pereira, Carolinne Araújo e Maurício Zagatto, visitaram o local, em 20 de maio. Eles e o CPMO vão desenvolver uma pesquisa sobre a mesofauna do solo, no Projeto Citros.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Fundação Mokiti Okada
Jornalista: Aline Pagliarini
MTB – 74428/SP