Programa Educando para a Sustentabilidade é apresentado em escola pública

Por Aline Pagliarini, MTB – 74428/SP | 17 de outubro de 2016

Professores da escola E.E. Maestro Fabiano Lozano, localizada na Vila Mariana, foram recebidos pelo responsável pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade Socioambiental da Fundação Mokiti Okada, Dr. Fernando Augusto de Souza, em 29/07/16, para conhecerem o Programa Educando para a Sustentabilidade.

Na ocasião, nas dependências da Faculdade Messiânica, o Dr. Fernando Augusto, explicou, em detalhes, aos 23 educadores que o programa almeja, sobretudo, preparar as crianças para um convívio harmonioso no seu dia-a-dia, tanto na escola, como na família e em qualquer ambiente em que ela se encontre. E que para isso, seria necessário o desenvolvimento de uma personalidade alicerçada em valores, responsabilidades e qualidades pessoais que lhe assegurem bem-estar, equilíbrio emocional, entre outros fatores essenciais para a sua saúde física, mental e espiritual, resultando em cidadãos responsáveis na sociedade.

Na oportunidade, foram apresentados conceitos de sustentabilidade e a importância de se trabalhar em rede. Ele comentou, ainda, que apesar de toda a evolução tecnológica, pairam no ar certos temores sobre catástrofes e desastres ecológicos por conta da poluição crescente e do desequilíbrio dos ecossistemas, do esgotamento dos recursos naturais, entre outros. Nesse sentido, faz-se necessária uma mudança fundamental na maneira de pensarmos acerca de nós mesmos, do nosso meio ambiente, nossa sociedade e nosso futuro.

Atividades práticas do programa que acontecem em algumas escolas da rede estadual e municipal de São Paulo, também foram apresentadas, e mais efetivamente, em uma escola municipal na cidade do interior do estado, em Penápolis.

Além disso, Dr. Fernando Augusto afirmou que é possível tornar a horta em um espaço multidisciplinar com a participação dos professores, alunos, familiares e da comunidade do entorno.

Mostrou a evolução tecnológica que ocorreu até o século presente e as considerações de Alvin Tofler propostas em seu livro “A terceira onda” de 1980, e, ressaltou a importância da escola e de seus professores no preparo para o salto “quântico” da terceira para a quarta onda da espiritualidade, considerando que a primeira onda se refere à revolução Agrícola; a segunda, à revolução Industrial; a terceira, à revolução Tecnológica da Informação e a quarta onda, à revolução da espiritualidade. E, ainda, afirmou: “Ele, o professor, é o propulsor dessa grande transformação”, finalizou.

Para saber mais sobre este programa e levá-lo para a sua escola, entre em contato no e-mail: [email protected]