Encontro de Voluntários da Alimentação – Tema 'Pães'.

No Encontro dos Voluntários da Alimentação desse mês, realizado no dia 27, na sede da Fundação Mokiti Okada-FMO, Vila Mariana, São Paulo, o tema foi “Pães”.

A nutricionista Maria Tereza Casulli aproveitou para orientar a todos sobre a importância de se adotar grãos integrais na dieta, que além de fornecerem importantes nutrientes como as vitaminas do complexo B, nos dão uma maior saciedade.



PÃO DE AZEITONA

Ingredientes:

Leite integral (orgânico)

1 xícara de chá morno (180ml)

Farinha de trigo especial (orgânica)  

2½ xícaras de chá  (250g)

Queijo mozarela   

3/4 xícara de chá raladi (105g)

Ovo inteiro           2 unidades médias (100g)
Azeitona picada  

8 colheres de sopa  (80g)

Farinha de aveia              

½ xícara de chá  (37,5g)

Óleo de canola      

3 colheres de sopa (36ml)

Farelo de arroz (orgânico)  3 colheres de sopa (24g)
Açúcar demerara (orgânico)   1 colher de sopa (suficiente para dar ponto- 20g)
Fermento biológico      1 tablete  (15g)
Sal marinho                ½ colher de sopa rasa (5g)

MODO DE PREPARO

Dissolver no leite morno o fermento e o açúcar. Acrescentar o óleo, os ovos, o queijo e o sal. Misturar.

Acrescentar aos poucos o farelo de arroz, o farelo de aveia e a farinha de trigo. A massa fica grudenta. Sovar bem e acrescentar as azeitonas à massa, misturando-as bem. Deixar a massa descansar por 30 a 40 minutos.

Colocar em assadeira untada. Deixar crescer por mais 10 minutos. Assar em forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos.

 

 

PÃO DE MILHO

Ingredientes:

Farinha de trigo integral (orgânica)  

5 xícaras de chá  (500 g)

Milho verde cozido  

2 latas    (400 g)

Água potável    

1 1/4 xícara de chá  (0,25ml deve ser água morna) (225ml)

Ovo inteiro   

2 unidades médias  (100g)

Açúcar demerara (orgânico)

2 colheres de sopa (40g)

Óleo de canola 

3 colheres de sopa (36ml)

Fermento biológico  

 2 tabletes    (30g)

Extrato de soja (orgânica) 

2 colheres de sopas cheias (24g)

Sal marinho   

1 colher de sopa rasa  (10g)

MODO DE PREPARO

Liquidificar o fermento fresco com água morna, o açucare o sal. Acrescentar os ovos, o óleo, o restante da água, o extrato de soja e o milho. Colocar a farinha numa vasilha. Fazer um buraco no centro e colocar a mistura do liquidificador. Amassar bem até obter uma massa homogênea. Dividir a massa em 2 partes. Abrir cada parte com o rolo no formato oval. Dobrar a extremidade até o meio e depois a outra parte. Colocar  a massa com as dobras para baixo numa assadeira untada e enfarinhada. Repetir esta operação com a outra parte da massa.

Cobrir as assadeiras com plástico-filme e também com panos de cozinha. Deixar descansar até que dobre de volume (1h a 1h30).

Obs.: em caso de usar milho fresco, cozinhar antes de colocá-lo na receita.
Rendimento: 2 pães.

Copyright © FMO 1996 - 2007. Todos os direitos reservados.
FUNDAÇÃO MOKITI OKADA - M.O.A.
Rua Morgado de Mateus 77 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Cep: 04015-050 - Tel: 11 5087-5009
E-mail: fmo@fmo.org.br
Mapa de localização