Alimentos Desintoxicantes

Saber utilizar os alimentos como forma de destoxificar (desintoxicar/limpar) nosso organismo é algo de muito valor, pois, diariamente temos o potencial de contato com cerca de 60 mil compostos tóxicos, como metais pesados, medicamentos, aditivos alimentares, resíduos de agrotóxicos, poluentes do ar, migrantes de embalagens etc.

No intuito de auxiliar as pessoas a adotarem hábitos alimentares mais saudáveis e que estejam dentro desta proposta, é que a área da saúde da FMO, através do grupo da alimentação natural, proporcionou no dia 27 de janeiro uma aula com o tema “alimentos desintoxicantes”.

Num primeiro momento a nutricionista drª Maria Tereza Casulli, orientou as 27 pessoas presentes, que fazer jejum ou uma dieta muito restrita, potencializa as toxinas presentes no organismo, portanto não é recomendável, e que existem alimentos com componentes desintoxicantes muito eficazes na limpeza do organismo.

Vejamos alguns:

- ÁGUA
- CHÁ VERDE, CHÁ BRANCO
- VEGETAIS DA FAMÍLIA DAS BRÁSSICAS (couve, couve flor, brócolis, couve de bruxelas, repolho)
- ALECRIM, CÚRCUMA (açafrão) E GENGIBRE
- FRUTAS CÍTRICAS
- UVA VERMELHA (orgânica) e suco orgânico de uva vermelha
- OLEAGINOSAS (nozes, avelãs, amêndoas, castanha do pará, castanha de caju, macadâmia)
- CEREAIS INTEGRAIS E FARELOS DE ARROZ E DE AVEIA
- SOJA E DERIVADOS (tofu, missô, PTS)
- LEGUMINOSAS (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha)
- PEIXES
- ALIMENTOS ORGÂNICOS (livre de agrotóxicos). É fundamental enfatizar o consumo de alimentos cultivados ecologicamente, livre de agrotóxicos, principalmente aqueles consumidos todos os dias, como o arroz, o feijão, os cereais, as leguminosas e as verduras.

Após a parte teórica, o grupo foi convidado para testar algumas receitas na cozinha, utilizando alimentos com este potencial de desintoxicar e apropriados ao clima do verão.

 

SUCOS E SUMOS DE VERÃO

Liquidifique 1 colher de semente de linhaça (deixada de molho em água) em  1 copo de água e 4 nozes,  1 banana pequena, ½  mamão papaia pequeno, 1 colher de passas e mel.
Liquidifique 1 colher de semente de linhaça (deixada de molho em água) em 1 copo de água, 2 castanhas do Pará, polpa de acerola, adoce com 2 colheres de passas sem caroços e mel.

Colaboração da mestra Inês Vieira do Livro “Bon Gourmet”

SOPAS FRIAS

 

Sopa de cenoura com gengibre:

 

imagem
cenoura 500g ou 4 unidades
água se necessário
gengibre em raiz alguns pedaços
sal marinho a gosto

 

PREPARO
Cortar as cenouras em rodelas e colocar em uma panela com água fervente o suficiente para cobri-las. Deixar cozinhar até que fiquem bem macias (adicionar água se necessário). Bater as cenouras no liquidificador colocando a água do cozimento até adquirir a textura desejada, junto com alguns pedaços de gengibre. Adicionar sal a gosto. Servir fria com salsa e cebolinha bem picadinha e um fio de azeite.

Sopa de tomate com manjericão:

 

imagem
tomate 500g ou 6 unidades
água se necessário
manjericão algumas folhas
sal marinho a gosto

 

PREPARO
Cortar os tomates mantendo as sementes e pele, colocar em uma panela com água fervente o suficiente para cobri-los. Deixar cozinhar até que fiquem bem macios (adicionar água se necessário). Bater no liquidificador colocando a água do cozimento até adquirir a textura desejada, junto com algumas folhas de manjericão. Adicionar sal a gosto. Servir fria com manjericão bem picadinho e um fio de azeite.

 

Copyright © FMO 1996 - 2007. Todos os direitos reservados.
FUNDAÇÃO MOKITI OKADA - M.O.A.
Rua Morgado de Mateus 77 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Cep: 04015-050 - Tel: 11 5087-5009
E-mail: fmo@fmo.org.br
Mapa de localização