Yakisoba

Yakisoba é um prato originário da China.  No Japão, que tem parte da sua cultura importada da China desde a época do príncipe Shotoku Taishi, o yakisoba acabou tornando-se também muito popular. Literalmente significa: yaki = grelhado, frito e soba = macarrão sobá.

É composto por legumes e verduras grelhados numa chapa ou frigideira e mais algum tipo de carne juntamente com o macarrão sobá.  Tendo o molho feito à base de shoyu.

Ele é um prato completo e indispensável nas festas japonesas (Matsuri).

Por esse caráter, optamos em sugerir uma receita de proporção festiva, atendendo um número grande de pessoas. Para preparações pequenas, basta calcular dividindo a receita em dois, três ou quatro vezes.

Para uma versão vegetariana, substitua a carne de frango por shimeji e prepare um caldo de legumes.
  

YAKISOBA

Rendimento: 20 porções
Custo aproximado de cada porção: RS$ 2,25

CALDO:

Ingredientes:

Carcaça de frango Korin 2 unidades
cebola  2 unidades
louro 3 folhas
sal a gosto
Água

 

PREPARO
Colocar em uma panela o frango, a cebola cortada em quatro, as folhas de louro e o sal. Cobrir com água. Cozinhar por aproximadamente 2 horas. Conforme for secando a água, acrescentar mais água quente. Após o tempo de cozimento, coar e reservar o frango.
Rende 4,5 litros de caldo, que poderemos congelar o que não for usado.
Uma boa idéia é desfiar a carcaça do frango e utilizar em outras preparações.

MOLHO DO YAKISOBA

Ingredientes:

caldo de frango 2,5 litros
molho de soja (shoyu)  250ml
amido de milho  4 colheres de sopa bem cheias

PREPARO
Separar um copo de caldo de frango e colocar o restante em uma panela e levar ao fogo. Dissolver o amido de milho no caldo reservado e acrescentar à panela. Acrescentar o shoyu devagar, verificando o paladar. Mexer o molho com uma colher. Quando engrossar, desligar o fogo e reservar.

LEGUMES

Ingredientes:

Repolho 1 unidade pequena
Acelga ½ unidade
Cenoura 4 unidades
Couve-flor 1 unidade pequena
Brócolis 1 unidade pequena

PREPARO
Picar o repolho em tiras. Rasgar a acelga em pedaços médios. Cortar a cenoura em rodelas finas. Separar pequenos buques de couve-flor e de brócolis. Higienizar todos os legumes e verduras.
Levar os ingredientes, separadamente, para uma panela “wok” (ou qualquer outras de tamanho compatível) e refogar com um pouco de óleo até ficarem cozidos, porém crocantes.  Reservar.
(No caso de bandejas prontas para yakisoba, usar 6 unidades)

FRANGO

Ingredientes:

Coxa, sobre-coxa ou peito de frango 1,2 kg

PREPARO
Retirar a pele e limpar o frango. Picar em tiras. Temperar com uma pitada de sal e alho picado (opcional). Refogar com um fio de óleo na panela “wok”, separadamente dos legumes.
Reservar.

MACARRÃO

Ingredientes:

Macarrão para yakisoba 2 pacotes

PREPARO
Cozinhar a massa em quantidade suficiente de água e sal. Escorrer. Fritar o macarrão na panela “wok” com um fio de óleo.

MONTAGEM

Colocar o macarrão numa vasilha e agregar os legumes e verduras, o frango e regar com o caldo. Misturar todos os ingredientes e adicionar óleo de gergelim.

Copyright © FMO 1996 - 2007. Todos os direitos reservados.
FUNDAÇÃO MOKITI OKADA - M.O.A.
Rua Morgado de Mateus 77 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Cep: 04015-050 - Tel: 11 5087-5009
E-mail: fmo@fmo.org.br
Mapa de localização