AÇÕES - MEIO AMBIENTE

 

imagem preservação de lagos

Preservação:
Com relação ao seu compromisso com o meio ambiente, vale enfatizar que a preservação da biodiversidade é prioridade nos projetos da FMO. Prova disso, a instituição mantém preservado uma área de 250 hectares no município de Guaraqueçaba, litoral do Paraná, chamado “Morro do Bronze”.

Este local de rara beleza natural, considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO, a Fundação estimula o ecoturismo, desenvolvem ações voltadas para a educação ambiental e busca alternativa que gerem empregos e renda para os nativos da região.

topo

 

imagem Congresso de Direito Ambiental

Incentivo
É realizado anualmente, na sede da Fundação, o Congresso Internacional de Direito Ambiental, pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde, UICN - União Internacional para a Conservação da Natureza e várias outras instituições nacionais e estrangeiras, com o objetivo de contribuir, de forma efetiva, para criação de uma legislação ambiental cada vez mais rigorosa e eficaz na defesa da preservação da vida em todas as suas manifestações.

topo

 

imagem agricultura natural

Agricultura Natural
O incentivo e a difusão da agricultura natural, prática idealizada pelo patrono da Fundação, Mokiti Okada, é uma das formas de contribuir com a sociedade. O método não utiliza agrotóxico e consiste em uma forma agrícola sustentável, que preserva o meio ambiente e promove a saúde, oferecendo alimentos puros e saborosos.

A Agricultura Natural tem forte impacto social, na medida em que fortalece os pequenos núcleos da Agricultura Familiar, tão fragilizada pelo domínio da agricultura extensiva. Essa fragilidade da Agricultura Familiar é uma das principais causas da contínua migração dos homens do campo para os centros urbanos, o que provoca o aumento da pobreza e da marginalidade no Brasil. Assim, a Agricultura Natural atende à consolidação de outro conceito representativo deste início de milênio: o Consumo Responsável/Consciente.

topo

 

imagem pesquisa

Pesquisa
O Centro de Pesquisa da Fundação Mokiti Okada tem o objetivo principal de desenvolver pesquisas para o permanente aprimoramento da aplicação e difusão da agricultura sustentável e melhoria das condições de vida, englobando aspectos de preservação e recuperação ambiental.

Todos os seus projetos têm o intuito de viabilizar a Agricultura Natural e são destinados a produtores rurais, empresas, municípios, ONGs e demais instituições. O Centro concilia ecologia, cidadania, inserção social e qualidade de vida, correspondendo ao conceito de responsabilidade social e educação ambiental.

topo

 

Copyright © FMO 1996 - 2007. Todos os direitos reservados.
FUNDAÇÃO MOKITI OKADA - M.O.A.
Rua Morgado de Mateus 77 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Cep: 04015-050 - Tel: 11 5087-5009
E-mail: fmo@fmo.org.br
Mapa de localização