Quem Somos

A Ikebana Sanguetsu foi instituída em 15 de junho de 1972, tendo como fundador o mestre Mokiti Okada. O fundador propôs a campanha de formação do paraíso por meio das flores, com o objetivo de criar uma sociedade rica em qualidades artísticas. Ele amava e respeitava a vida das flores e vivificava-as realçando suas características naturais. Ensinou a respeito de seu cultivo e distribuição, incentivando sua colocação nos lares e em todos os locais onde houvesse pessoas.

A Ikebana Sanguetsu, buscando alcançar, procura polir a sensibilidade, esmerar a técnica e obedecer ao espírito de respeito à Natureza. Colocando o sentimento de cada um em forma de flor, ela deseja contribuir para o embelezamento da sociedade e enobrecimento do caráter humano.

Atividades

Cursos

Galeria de Fotos

Sobre a Flor

O ideograma japonês “Ka” tem o mesmo sentido de “Hana” – Flor. Possui, ainda, outros significados que, de alguma forma, se associam à flor, como: desabrochar, luz, brilhar, formoso, belo, magnífico, maravilhoso.Quanto a “Do”, Mokiti Okada assim se referiu: “Do” é o mesmo que ‘miti’, ou seja, caminho. Não existe palavra tão significativa quanto ‘miti’. Pela ciência do espírito das palavras,’mi’ é água, matéria, e ‘ti’ é sangue, espírito; ‘mi’ também significa negativo, e ‘ti’, positivo.

(…) Caminho é o meio pelo qual todas as coisas se ligam. OS meios de transporte, as ondas elétricas, os raios luminosos, os deslocamentos das pessoas de um lugar para outro, tudo depende do caminho.

Até o Sol, a Lua e as estrelas possuem uma órbita definida, isto é, um caminho. Sendo assim, o caminho é a base de taodas as coisas e, consequentemente, podemos concluir como é errado desviar-se dele.” (…)


Importância da Ikebana

Saiba mais sobre a visão de Mokiti Okada em relação a importância da Ikebana.

“Nosso objetivo é adornar com elas todos os lugares e classes sociais, colocando-as à vista de qualquer pessoa. no canto do escritório, em cima da escrivaninha, onde quer que seja, não é nem preciso dizer o quanto uma flor nos reanima e nos faz sentir um toque de pureza. Se chegarmos ao ponto que existem flores onde quer que haja pessoas, a força para tornar ameno este mundo infernal será bem grande.” Mokiti Okada

Com base nesta filosofia, tem-se o desejo de proporcionar maior encanto à vida, purificando o sentimento do homem e da sociedade por meio das flores.

Origem do Nome

O nome Sanguetsu foi inspirado na casa de Cerimônia do Chá, construída por Mokiti Okada na cidade de Hakone – Japão, chamada “Sanguetsu An”.

    

Trata-se de uma referência à imagem da Lua erguendo-se atrás das montanhas. Com base nesta filosofia, tem-se o desejo de proporcionar maior encanto à vida, purificando o sentimento do homem e da sociedade por meio das flores.

Cadastre-se e
receba as novidades!


Notícias

Contatos

Ikebana Sanguetsu

Rua Doutor Fabrício Vampré, 182

Vila Mariana, São Paulo

E-mail: [email protected]