Coordenador da FMO do Rio de Janeiro entrega ikebana para cardeal

Por Aline Pagliarini, MTB – 74428/SP | 15 de fevereiro de 2016

Em 7 de janeiro, o cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta celebrou uma missa para os 60 adolescentes do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), na unidade Dom Bosco, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o coordenador da Fundação Mokiti Okada, do mesmo Estado, min. Alexandre Nascimento entregou um arranjo de ikebana ao religioso.

O coordenador explicou a ele o significado da flor segundo Mokiti Okada, as ações na FMO no Degase com o projeto Educando para a Sustentabilidade, que constitui em despertar e mobilizar nos menores a consciência ambiental por meio da prática de horta caseira. E o projeto Florescer que com aulas de ornamentação de arranjos de ikebana, ajudam a destacar a importância do Belo na vida dos adolescentes. Esses dois projetos tem o intuito de estabelecer mudanças de sentimento, respeito e gratidão. O trabalho também envolve os familiares e a comunidade.

O evento foi em comemoração ao Dia de São Sebastião, que ocorre em 20 de janeiro. O rito iniciou às 16h30, com a procissão em um trecho da Ilha do Governador, a celebração da missa na unidade e a entrega do arranjo floral.