Ikebana Sanguetsu expõe arranjos e oferece oficinas gratuitas no Rio de Janeiro

Por Aline Pagliarini, MTB – 74428/SP | 12 de dezembro de 2017

A equipe de Ikebana Sanguetsu, da Fundação Mokiti Okada (FMO), realizou, entre os dias 7 e 11 de dezembro, a exposição “Bambu” e oficinas de ikebana gratuitas. As atividades ocorreram no Espaço Arte, Cultura e Psicologia, no Shopping Vogue Square, no Rio de Janeiro (RJ).

A instituição contou com o apoio da atriz e produtora Heloísa Raso, e no último dia 7, data da abertura do evento, a FMO recebeu a presença da atriz e bailarina, Ana Botafogo, principal nome da dança clássica brasileira. Ela foi homenageada pelos os seus 40 anos de carreira, luta e brilhantismo em favor da arte brasileira.

Na ocasião, Ana conheceu a arte milenar ikebana e ressaltou: “A arte traz leveza à vida e alimenta a alma. Todas as suas manifestações, eu acho que trazem essa tranquilidade tão necessária para nossa vida.”

A professora de ikebana, Denise Isaac, explica a escolha do tema para a exposição: “O bambu simboliza inúmeras possibilidades de reflexão quando apreciado. É símbolo da multiplicação e da generosidade.” Ela também falou sobre o Kadomats – arranjo composto de flores e bambus: “É utilizado pelos japoneses em suas casas em comemoração ao Ano Novo, com objetivo de afastar os maus espíritos”, completou.