Representantes da FMO apresentam atividades da instituição para governador do Rio de Janeiro

Por Aline Pagliarini, MTB – 74428/SP | 15 de fevereiro de 2016

O coordenador da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade Socioambiental (SMA), Fernando Augusto de Souza, o coordenador da Fundação Mokiti Okada (FMO) do Rio de Janeiro, Alexandre Nascimento, e o engenheiro agrônomo, Leandro Amado, apresentaram os principais projetos e as atividades da instituição para o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão. A visita ocorreu em 13 de janeiro, no Palácio Guanabara, no Estado.

Na ocasião, os representantes mostraram o portfólio da FMO e explicaram as ações de cada setor. Segundo o coordenador da SMA, o objetivo da visita foi o de levar soluções desenvolvidas pela instituição, principalmente, na área socioambiental, social e educacional e colocá-las à disposição do Governo do Estado para possíveis parcerias”, diz.

O governador do Rio de Janeiro agradeceu o interesse da Fundação em contribuir com seus projetos e apresentou a equipe da FMO ao Secretário de Meio Ambiente, André Corrêa, para que também conhecesse as atividades da instituição. Segundo Fernando Souza, o governador se interessou por alguns projetos, principalmente, o Educando para a Sustentabilidade, a fim de implantar em escolas de ensino público. O secretário pediu uma proposta do projeto para aplicar em dez unidades escolares do Rio.

Ações da SMA no Rio

O projeto Educando para a Sustentabilidade difunde práticas e conceitos de educação ambiental, estimula o consumo de alimentos sem agrotóxicos e trabalha valores humanos por meio da prática de horta. E o Florescer, que é a confecção de arranjos florais no estilo oriental, Ikebana. Esse destaca a importância do Belo na vida e a mudança de sentimentos por intermédio da flor.

Esses dois projetos já ocorrem há alguns anos em unidades do Degase. O Educando para a Sustentabilidade em Barra Mansa, Ilha do Governador e Niterói. E o Florescer acontece na Ilha do Governador.