Programa Socioambiental de Geração de Ocupação e Renda

Em parceria com Instituições apoiadoras e patrocinadoras, visa contribuir para a autonomia econômica e financeira de famílias em situação de vulnerabilidade social, criando condições formais para a comercialização dos produtos cultivados pelas famílias pela horta natural, bem como os artesanatos elaborados dentro do programa.
 

Programa de desenvolvimento humano

 
Alicerçado na trilogia Verdade-Bem-Belo, tem por missão transmitir a noção de que o ser humano é essencialmente a união de espírito e matéria, sendo impossível dissociar um do outro. Por meio de atividades e programas de orientação física, alimentar e de mudanças de hábito, a iniciativa procura conscientizar o ser humano sobre sua natureza.

As atividades propostas situam o indivíduo no centro do seu próprio desenvolvimento, aumentando suas potencialidades e incentivando-o em seu engajamento para a conquista de objetivos nobres capazes de contribuir significativamente com o seu meio social mais significativamente com o seu meio social mais próximo.

 

BROTAS/SP

 

OBJETIVO GERAL

 
Contribuir para a autonomia econômica e financeira das famílias em vulnerabilidade da cidade de Brotas/SP, criando uma associação para comercializar os produtos da horta, produzidos pelas famílias e da bucha artesanal produzida pelas mulheres.
 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Capacitar as famílias sobre a metodologia e princípios da Agricultura Natural de Mokiti Okada.
  • Promover a implantação e manutenção da horta
  • Promover a educação e conscientização ambiental entre os beneficiários, estimulando a percepção sobre seus impactos no ambiente onde vivem
  • Capacitar a comunidade para desenvolver produtos com bucha vegetal
  • Incentivar a estruturação de uma Associação Comunitária para viabilizar o comércio dos produtos com bucha vegetal
  • Criar alternativas de escoamento dos produtos confeccionados pelas mulheres (buchas)

Para atingir as metas de Geração de Ocupação e Renda foram realizadas oficinas de artesanato com bucha vegetal. As beneficiárias foram habilitadas a tratar as buchas de forma artesanal e também a trabalhar em máquinas de costura. Os produtos são vendidos para a população da cidade e na Feira do Produtor Rural de Brotas todos os sábados e o valor gerado é dividido entre os beneficiários do projeto. O programa ainda contemplou atividades de produção de hortaliças produzidas pelo método da Agricultura Natural de Mokiti Okada. O programa atendeu 20 famílias, cerca de 150 pessoas.

 

OSASCO/SP

 
O Programa denominado Agricultura Urbana, consistiu na utilização e transformação de áreas improdutivas em áreas produtivas para implantação, assessoria e
acompanhamento de hortas pelo método de Agricultura Natural de Mokiti Okada para produção, beneciamento e comercialização de produtos orgânicos.
Realizado na faixa sob a linha de transmissão de energia elétrica da AES Eletropaulo, o programa recuperou uma área inutilizada transformando-a em local produtivo.

  • 13 agricultores urbanos produziram 1.000 hortaliças por mês
  • R$ 240,00 foi a renda mensal per capita obtida
  • 817 famílias receberam capacitação teórica e prática sobre as técnicas de cultivo na Agricultura Natural de Mokiti Okada
  • 1.304 é o número de pessoas beneficiadas diretamente com este projeto
  • 4.516 pessoas foram indiretamente beneficiada

A FMO realizou ainda capacitação teórica e prática para as famílias beneficiárias do projeto sobre técnicas de cultivo na Agricultura Natural, segurança alimentar, entre outros assuntos, além de incentivar a introdução de hábitos alimentares saudáveis, através do acesso direto das comunidades locais a produtos de preço justo e de boa qualidade, promovendo a educação ambiental dos agricultores e estimulando a produção de gêneros alimentícios em hortas urbanas, assim possibilitando a inclusão social e geração de renda.
 

OBJETIVO

     

  • Capacitar os participantes do projeto nas técnicas de plantio e cultivo de alimentos saudáveis, viáveis economicamente e sem agressão ao meio ambiente.
  • Acompanhar e orientar o andamento do projeto, em todas as áreas de plantio, com vistas a aumentar a capacitação e o apoio aos beneficiários
  • Construir soluções economicamente corretas, socialmente adequadas e economicamente viáveis para as atividades de agricultura urbana no município.
  • Contribuir para o desenvolvimento de um modelo sustentável de agricultura para o município.

 

Cadastre-se e
receba as novidades!


Notícias

Contatos

Fundação Mokiti Okada - Socioambiental

Rua Morgado de Mateus, 77 - Vila Mariana

CEP 04015-050 -São Paulo - SP

Fone: 11 5087-5092

E-mail: [email protected]