FMO recebe consultora em sustentabilidade e participará de ações ambientais em Brasília

Por Aline Pagliarini, MTB – 74428/SP | 8 de março de 2018

A fim de discutir sobre projetos e questões ambientais, a Fundação Mokiti Okada (FMO) recebeu, ontem, a visita da consultora em sustentabilidade e gestão de recursos hídricos, Lilia Toledo Diniz.

Ela e a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade Socioambiental (SMASS) abordaram algumas questões que serão apresentadas no 8° Fórum Mundial da Água, entre os dias 18 e 23 de março, em Brasília.

Projeto Conexão Água

Coordenado pela Procuradora Regional da República, Dra. Sandra Kishi, o projeto trata de finanças sustentáveis e surgiu em 2016 em decorrência do projeto Qualidade de Água, que articulava com multiáreas para traçar estratégias de melhoria das águas do Brasil.

Lilia, que é uma das idealizadoras do projeto, explica que o Conexão Água foi uma evolução do Qualidade da Água. “O projeto tornou-se conexão, pois várias pessoas começaram a trazer contribuições valiosas em suas áreas e nós queríamos que isso ganhasse força, por meio de propostas para o portal da transparência”, afirma.

Segunda ela, a transparência é um dos grandes desafios na gestão da água. “As informações nem sempre se tornam públicas, por isso precisamos trabalhar com governanças ─ diversas frentes que garantam estratégias, tanto em nível de financiamento, quanto na articulação de água e saúde. Por exemplo: quando você dá autorização do uso da água, também fornece licença ambiental em relação à preservação do meio ambiente. É como se, por meio da água, pudéssemos articular vários subtemas”, conta.

FMO

Lilia pretende fazer parcerias com a FMO. “Precisamos promover mais encontros juntos, pois existe sinergia entre o Projeto Conexão Água e as ações ambientais da Fundação. Será uma troca para que todos promovam uma rede aberta e atuem em diversas frentes. Mesmo que ocorra a melhoria ambiental, sem espiritualidade não é possível, e a Fundação traz essa contribuição”, ressalta.

O coordenador da SMASS, Fernando Augusto de Souza, convidou-a para participar da programação do 23° Congresso Brasileiro de Direito Ambiental, que ocorrerá de 26 a 30 de maio, a fim de trazer as ações do Projeto Conexão Água. O evento é promovido pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde e sediado há mais de vinte anos na FMO.

Brasília

Entre os dias 15 e 16 de março, a FMO participará de algumas ações ambientais em Brasília (DF) e será representada pelo coordenador da SMASS.

No dia, 15 haverá reunião com os representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

E, no dia 16, a Nestlé realizará o Fórum de Criação Compartilhado. A atividade é bianual e apresenta soluções que criam valor para a empresa e a sociedade. O tema será “Água como Motor para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. No evento, também será divulgado o vencedor do Prêmio Nestlé de Criação de Valor Compartilhado, que reconhece iniciativas que endereçam os desafios globais de nutrição, água e desenvolvimento rural.