Horta Carioca ensina estudantes plantio de hortaliças e educação ambiental

Por Aline Pagliarini, MTB – 74428/SP | 5 de outubro de 2017

Em 28 de setembro, alunos de duas escolas do Rio de Janeiro (RJ) participaram do projeto Horta Carioca. A ação é realizada pela Fundação Mokiti Okada (FMO) e pelo Carioca Shopping.

As crianças da Escola Municipal Quintino do Vale e do Colégio Monteiro Coelho visitaram a parte do shopping onde está instalada a horta. O engenheiro- agrônomo, da FMO, abordou o respeito ao meio ambiente; fez uma analogia entre o ciclo das hortaliças e a vida dos alunos, e comparou os cuidados para com a horta com as atitudes no ambiente familiar.

Após as explicações, os estudantes plantaram mudas de pimenta. A visita contou com aproximadamente 40 participantes, entre 7 e 10 anos. Cada escola compareceu ao local em horários diferentes para melhor desenvolvimento da atividade.

De acordo com um dos organizadores do projeto, Rafael Bandeira, do Carioca Shopping, o objetivo é que os alunos absorvam o conteúdo de forma divertida e educacional: “Esperamos que as crianças façam dessa visita uma extensão de aprendizado da escola por meio do cuidado com o meio ambiente e a alimentação”, afirma. 

Projeto

O Carioca Shopping recebe estudantes para ensinar as leis da natureza e o plantio orgânico de hortaliças. As visitas são abertas a colégios públicos e particulares da rede de ensino do Rio de Janeiro, e são feitas gratuitamente.

A FMO, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade Sociambiental (SMASS), organiza o local, as atividades e transmite a filosofia de Mokiti Okada sobre Agricultura Natural às crianças e aos professores que participam da visita.