Atividade culinária de março aborda proteína e saúde

Por Aline Pagliarini, MTB – 74428/SP | 6 de abril de 2016

O grupo de Alimentação Natural, da Fundação Mokiti Okada (FMO), realizou, em 30 de março, o workshop culinário gratuito, “A proteína e sua importância na saúde”. A aula ocorreu na sede da instituição, em São Paulo (SP), e recebeu cerca de 20 participantes.

A nutricionista Maria Tereza Casulli e a culinarista Vilma Galasso ensinaram duas receitas: espetinho de frango com legumes e tofu com cebolinha e gergelim. As receitas foram extraídas do livro “A energia vital vai à mesa II – vitaminas e minerais” desenvolvido pelo grupo. A publicação está disponível à venda na loja virtual da FMO: antigo.fmo.org.br A próxima atividade será em 27 de abril e abordará o cálcio.

Receitas:

1 – Espetinho de frango com legumes

Ingredientes

Filé de frango …………………………………………………….. 300g
Óleo de canola …………………………………………………… 4 colheres de sopa (60mL)
Sal marinho …………………………………………………………. 1 colher de chá rasa (3g)
Suco de limão ……………………………………………………. 2 colheres de sopa (30mL)
Shoyu (molho de soja) ………………………………………. 2 colheres de sopa (30mL)
Alho ……………………………………………………………………………. 1 dente (5g)
Cebola de aperitivo ………………………………………………………. 125g
Abobrinha cortada em rodelas (2cm) …………………………. 1 unidade média (250g)
Orégano ………………………………………………………………………. a gosto

Como fazer

Cortar os filés de frango em quadrados de 3 cm. Misturar o óleo, o sal, o suco de limão, o shoyu, o orégano e o alho. Despejar o tempero sobre o frango, a cebola e a abobrinha. Deixar descansar por uns 15 minutos. Colocar alternadamente em espetos e grelhar até dourar ligeiramente. Outra opção é assar em forno quente (200ºc), pré-aquecido por cerca de 40 minutos.

2 – Tofu com cebolinha e gergelim

Ingredientes

Tofu (queijo de soja) ……………………………………………. 1 unidade pequena (200g)
Cebolinha verde ……………………………………………………. 3 colheres de sopa (60g)
Gergelim ……………………………………………………………….. 1 colher de sopa (15g)

Molho

Água potável ………………………………………………………. 1 colher de sopa (15mL)
Gengibre ralado …………………………………………………… 1 colher de chá (5g)
Mel ……………………………………………………………………….. 1/2 colher de sopa (9g)
Óleo de gergelim ……………………………………………………. 1 colher de chá (5mL)
Shoyu (molho de soja) ……………………………………………. 1 colher de sopa (15mL)

Como fazer

Colocar em um prato de sobremesa fatias de tofu, com aproximadamente 2 cm de altura. Espalhar a cebolinha cortada bem fininha por cima e polvilhar o gergelim. Misturar todos os ingredientes do molho e regar.