Atividades culinárias, plantio caseiro e livros serão apresentados em Festival de Gastronomia Orgânica

Por Aline Pagliarini, MTB – 74428/SP | 17 de outubro de 2017

Para ensinar a preparar receitas que adicionam produtos orgânicos, a Fundação Mokiti Okada (FMO) apresentará oficinas culinárias a adultos e crianças no VIII Festival de Gastronomia Orgânica – da terra ao prato. O evento é gratuito e ocorrerá entre os dias 20 e 22 de outubro, no Parque da Água Branca, em São Paulo (SP).

Nos três dias de festival, a equipe de Alimentação Natural, da FMO, mostrará o preparo de sanduíche, creme e recheio que integram requeijame. O ingrediente é uma versão do requeijão feito com inhame e sem adição de leite.

Programação:

Território da Criança

Oficina Culinária: Lanches saudáveis – delicinhas de inhame

Dia: 20 de outubro (sexta-feira)

Horário: das 15 às 16 horas

Receitas: Sanduíche com requeijame e creme de inhame com cacau

Cozinha Evolutiva 

Oficina Culinária: Potencializando os compostos bioativos – sugestões de recheios

Dia: 21 de outubro (sábado)

Horário: das 10 às 12 horas

Receita: recheio de brócolis, tomate confit e requeijame

Café Literário

No espaço, os profissionais da FMO abordarão os temas: Gestão da felicidade; Nutrição e espiritualidade; Lanches saudáveis; Sabor das estações – aroma de horta; Alimentando emoções e Alimentação natural e sustentabilidade. As minipalestras ocorrerão na sexta-feira e no sábado, das 10 às 17 horas, e no domingo, das 10 às 15 horas.

A Alimentação Natural disponibilizará para venda lanches orgânicos e saudáveis, entre eles: torta de brócolis, tomate confit e requeijame; bolo de cenoura integral com geleia de damasco e laranja; sanduíche com requeijame, abobrinha marinada e pão de mandioquinha. Os livros desenvolvidos pela equipe estarão em um estande e podem igualmente ser encontrados na loja virtual do site da FMO: www.fmo.org.br 

Horta Caseira

Oficina: Plantio de hortaliças

Dia: 22 de outubro (domingo)

Horário: das 10 às 15 horas

Na atividade, os visitantes aprenderão o preparo do solo, plantio, cultivo sem agrotóxicos e colheita de hortaliças, bem como receberão sementes de temperos e verduras.

Festival

Nesta edição, o evento homenageia a força das mulheres na agricultura. Terá diversas atividades, entre elas, Cozinha Evolutiva com oficinas culinárias, Território da Criança, Espaço Bem-Estar, Feira de Gastronomia e Produtos, rodada de negócios, palestras e rodas de conversas. A expectativa é receber cerca de 30 mil visitantes, nos três dias de festival.