FMO é homenageada em Congresso Internacional de Nutrição Funcional

Por Aline Pagliarini, MTB – 74428/SP | 20 de setembro de 2017

A Fundação Mokiti Okada apresentou atividades e foi uma das instituições homenageadas no XIII Congresso Internacional de Nutrição Funcional. O tema deste ano foi “Novas perspectivas da Nutrição Funcional: alimentando um futuro sustentável” e ocorreu entre os dias 14 e 16 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

A FMO recebeu da VP Centro de Nutrição Funcional, organizadora do evento, o prêmio “Iniciativas Inovadoras nas Indústrias de Alimentos e Farmacêutica.” Valéria Paschoal, da VP, destaca: “A instituição é referência mundial, tem como pilar a agricultura natural/orgânica e estimula a alimentação saudável e sustentável.” A placa de homenagem foi recebida pelo diretor financeiro, da FMO, Edivaldo de Oliveira Batista.

No congresso, foi lançado o livro “Nutrição Funcional e Sustentabilidade – alimentando um mundo saudável”. A publicação teve participação da FMO e da Igreja Messiânica Mundial do Brasil (IMMB). Segundo Valéria, o conteúdo apresenta o solo: o que é a Agricultura Natural, foco, objetivo e preparo da terra para a saúde humana e do planeta. “É o primeiro livro mundial que aborda o papel da espiritualidade na alimentação”, ressalta.

 

Atividades da FMO

No segundo dia do evento, a Alimentação Natural ministrou a oficina culinária “Técnicas dietéticas para otimizar compostos bioativos”. A nutricionista Adriana Tavolaro preparou a receita requeijame (versão do requeijão feita com inhame) e a Dra. Elisa Jackix falou sobre as informações nutricionais.

A participante Tatiana Ogheri, do Rio de Janeiro (RJ), diz que é a sexta vez que vem ao congresso e vai indicar a receita para os pacientes. “Eu amei essa opção, pois foge dos laticínios e sai da monotonia”, afirma.

Nos dias 14 e 16, a equipe ofereceu aos visitantes degustação de receitas preparadas com inhame. E, no sábado, ocorreu a oficina de horta caseira –  plantio de hortaliças com sementes orgânicas. A atividade foi uma parceria feita com o grupo de Agricultura Natural, da IMMB.

Em todos os dias do evento, os livros desenvolvidos pelo setor de Alimentação Natural estavam à venda em um estante, no Espaço Oficinas Culinárias. A equipe também apresentou os lançamentos “O Sabor das Estações V – Aroma de Horta” e o minilivro de receitas com calendário 2018 “Lanche Saudável – Receitas Fáceis”, que traz a receita requeijame. As publicações podem ser adquiridas na loja virtual, da FMO: www.fmo.org.br e na loja física: Rua Morgado de Mateus, 77, Vila Mariana – São Paulo (SP).

 

Evento

O congresso anual é idealizado por Valéria Paschoal e Andréia Naves, da VP. Os três dias de congresso contaram com conferências, palestras, mesas-redondas e oficinas com profissionais do Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, e convidados dos Estados Unidos, Canadá e Chile, que apresentaram assuntos como: Equilíbrio Mental e Vitalidade; Saúde do Solo e Saúde; Novas Estratégias para Higienização dos Alimentos, entre outros assuntos.

O congresso reuniu cerca de quatro mil participantes: nutricionistas, estudantes e demais profissionais de saúde. Teve oito instituições apoiadoras e 65 estandes de alimentos orgânicos e funcionais; suplementos nutricionais para nutrição clínica e esportiva; farmácia magistral e laboratórios que expuseram seus produtos e serviços.