Fundação Mokiti Okada apresentará atividades no VII Festival de Gastronomia Orgânica

Por Aline Pagliarini, MTB – 74428/SP | 18 de outubro de 2016

Para ensinar receitas que utilizam alimentos orgânicos e saudáveis, o setor de Alimentação Natural, da Fundação Mokiti Okada (FMO), apresentará oficinas culinárias, no VII Festival de Gastronomia Orgânica – da terra ao prato. O evento é gratuito e ocorrerá entre os dias 21 e 23 de outubro, no Parque da Água Branca, em São Paulo (SP).

Nos três dias de festival, a equipe, formada por nutricionistas, culinaristas e engenheira de alimentos, mostrará o preparo de patês, espetinho japonês, salada colorida, legumes marinados, sobremesa, entre outras receitas.

 

Programação Oficinas Culinárias: 

Espaço – Cozinha Evolutiva

Oficina Culinária: Pastas e Patês

Dia: 21 de outubro

Horário: das 15 às 16h30

Receitas: maionese de abóbora, pesto de brócolis, patê de castanha-de-caju e geleia de beterraba

 

Oficina Culinária: Robata – Espetinho Japonês

Dia: 22 de outubro

Horário: das 13 às 14h30

Receitas: molhos, tofu, cogumelos e legumes

 

Oficina Culinária: Montando um Cardápio Saudável

Dia: 23 de outubro

Horário: das 10 às 11h30

Receitas: salada colorida com molho especial, arroz integral com tomate e abobrinha marinada e arroz-doce com leite de coco

 

Ao final das oficinas, as receitas serão degustadas com colheres de mandioca comestíveis.

Durante o evento, as publicações elaboradas pelo setor de Alimentação Natural estarão disponíveis em um estande. Os livros também podem ser encontrados na loja virtual do site da FMO: antigo.fmo.org.br

 

Horta Caseira 

O setor de Agricultura Natural, da FMO, ministrará oficinas de horta caseira sobre preparação do solo, plantio, cultivo sem agrotóxicos e colheita de hortaliças. A equipe também distribuirá sementes de temperos e verduras aos participantes.

 

Programação Oficinas de Horta Caseira:

Dia: 22 de outubro

Horário: das 15 às 16 horas

 

Dia: 23 de outubro

Horário: das 13 às 14 horas

 

Homenagem

A homenageada desta edição será a engenheira-agrônoma austríaca, Dra. Ana Maria Primavesi, considerada uma das pioneiras da agroecologia no Brasil. Como pesquisadora, criou novas práticas agrícolas no País, de acordo com a terra e o clima tropical. Ela também foi consultora científica do Centro de Pesquisa Mokiti Okada (CPMO), em Ipeúna (SP), de 1991 a 2011. Durante esse período, acompanhou as pesquisas de solos, plantas, melhoramento de sementes e verificação de estufas.

No dia 22 de outubro, às 10h30, no Espaço Ana Primavesi, ocorrerá uma roda de conversa com convidados para expor assuntos relacionados aos conceitos desenvolvidos pela pesquisadora. Entre eles, estará presente o engenheiro-agrônomo e doutor em Fitopatologia, Paulo Chagas, do CPMO. Após a atividade, ela autografará seus livros.

 

Festival

O evento terá diversas atividades, entre elas Cozinha Evolutiva com oficinas culinárias, Tendas e Food Trucks, Território da Criança, Espaço Bem-Estar, Feira de Produtos Orgânicos e de Base Agroecológica, rodada de negócios, palestras e rodas de conversas. A expectativa de público é receber cerca de 30 mil visitantes.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Fundação Mokiti Okada
Jornalista: Aline Pagliarini
MTB – 74428/SP