Livreto com receitas de frutas ensina opções para ceias de final de ano

Por Aline Pagliarini, MTB – 74428/SP | 29 de novembro de 2019

As festas de final de ano estão se aproximando e já pensou em fazer pratos com coco-verde, caqui, atemoia, kiwi, jabuticaba ou lichia? A equipe de Alimentação Natural, da Fundação Mokit Okada, desenvolveu o livreto Frutta (fruta em italiano), que auxilia nestas preparações.

A publicação traz receitas de maionese, salada, purê mousse, pudim, bolo, pão, entre outras. Os pratos são feitos com ingredientes orgânicos e redução de sal, açúcar e gordura.

Elaborado por nutricionistas, engenheira de alimentos e culinaristas, o livro também destaca a sazonalidade das frutas, informações sobre a origem das frutas abordadas e agenda atemporal para anotações.

O livreto pode ser adquirido na loja virtual da FMO: www.fmo.org.br ou na loja física, localizada à Rua Morgado de Mateus, 77, Vila Mariana – São Paulo (SP).

 

Receita: Pudim de mamão

Ingredientes:

Mamão Formosa, grande e maduro – 1 unidade

Açúcar demerara – 1 xícara

Farinha de trigo branca – 4 colheres de sopa

Manteiga sem sal – 4 colheres de sopa

Ovos inteiros – 6 unidades

 

Modo de preparo:

Descascar o mamão, retirar as sementes e cortar em pedaços. Colocar o mamão com o açúcar em uma panela e cozinhar por aproximadamente 10 minutos. Retirar os pedaços de mamão cozidos e deixar a calda no fogo para apurar por mais 5 minutos até obter uma calda em ponto de fio. Transferir os pedaços de mamão cozidos para o liquidificador. Juntar a farinha de trigo, a manteiga e os ovos inteiros. Bater bem. Acrescentar a calda em ponto de fio e bater novamente. Colocar em uma forma para pudim untada com manteiga e polvilhada com açúcar e levar ao forno a 170°C por 35 a 40 minutos. Servir gelado.

Sugestão: No momento de servir, pode colocar gotas e raspas de limão.