O setor Cultura e Arte, da Fundação Mokiti Okada (FMO), promove a exposição “Tirashi Fukushima: Quando os ventos sopram cores”, no Solo Sagrado de Guarapiranga. A mostra ficará aberta para visitação até março de 2018.
A exposição reúne quadros que pertencem ao acervo de Arte Moderna e Contemporânea, da FMO. As obras foram doadas pelo próprio artista, Tirashi Fukushima, e sintetizam sua trajetória pela arte brasileira.
Sobre as obras:
São pinturas, gravuras e aquarelas que fundem as montanhas do Japão entre as paisagens do Brasil. Elas contam o cotidiano do artista que veio da ilha de pescadores Kashima, no Japão, e imigrou para o Brasil em 24 de fevereiro de 1940. Ele casou com Ai e teve filhos e netos, todos paulistanos.
Segundo a curadora Leila Kiyomura, Fukushima pintou as transformações de São Paulo, incluindo praças, igrejas e fábricas. Registrou praias e montanhas do Rio de Janeiro; a alegria das baianas e o gingado dos sambistas. “As paisagens foram destaque no Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Salão Paulista de Arte Moderna e em sete bienais consecutivas”, conta.
As obras vão além das paisagens, elas buscam registrar a sensação do movimento dos ventos e da contemplação da natureza. Leila explica que o quadro que abre a exposição integra a série Ventos. “É um trabalho que pontua a pintura no abstracionismo”, diz.
Programação:
Data: 29 de novembro de 2017 a 9 de março de 2018 (quarta semana do mês, de quinta-feira a domingo)
Horário: 9 às 15 horas
Local: Solo Sagrado de Guarapiranga,
Endereço: Prof. Hermann Von Ihering, 6567, Jardim Casa Grande (antiga Estrada do Jaceguai), São Paulo (SP).
Entrada: Franca
Visita: Agendar visita nos contatos (11) 5087-5086 ou [email protected]