Sarau encerra atividades em comemoração aos 50 anos da IMMB

Por Aline Pagliarini, MTB – 74428/SP | 18 de dezembro de 2019

Música, saúde e humanização fizeram parte do sarau “Arte e Saúde”, em 13 de dezembro, na Fundação Mokiti Okada (FMO), em São Paulo (SP). O evento marca o encerramento das atividades comemorativas dos 50 anos das Sede Central, da Igreja Messiânica Mundial do Brasil (IMMB).

A Profa. Dra. Nise Hitomi Yamaguchi proferiu a palestra “O amor no mundo da oncologia personalizada e de precisão”. Com visão humanista sobre a doença, ela afirmou: Traduzir a essência da vontade de curar na vontade de ser curado, por meio de reflexões e abordagens práticas que integram às técnicas médicas as emoções, a mente e a alma do médico e do paciente, no esforço de capacitar o último a superar uma doença grave, é encontrar significado e força para enfrentar uma boa luta.”

A segunda palestra foi proferida pela médica pediatra, do setor de Espiritualidade e Saúde, FMO, Eny Marcia Ruggerini, que abordou o tema “Promoção de saúde integral baseada na teoria de Mokiti Okada.”

Durante o evento, ocorreram sete depoimentos em vídeo de pessoas que enfrentaram o câncer; apresentação do Coral Mokiti Okada e demonstração de arranjos de ikebana.

Os visitantes doaram alimentos não perecíveis à Campanha Solidária, da Fundação, atividade permanente que auxilia instituições assistenciais. Foram arrecadados mais de 250 quilos e repassados à Casa Hope, que apoia crianças e adolescentes portadores de câncer e transplantados de medula óssea, fígado e rins.

O sarau foi organizado pelos setores Musical e Espiritualidade e Saúde, da FMO, com transmissão online pela Mokiti Okada TV.

Os currículos das palestrantes podem ser conferidos em: http://lattes.cnpq.br/