logo planeta azul

O PROJETO

O Projeto Planeta Azul, é um Projeto Educacional que utiliza recursos paradidáticos, por meio da revista de História em Quadrinhos - HQ, para incentivar a prática do altruísmo, cidadania, bondade, respeito, organização, felicidade, amor filial, preservação da natureza, alimentação saudável, dentre outros valores. Além de favorecer a educação do aluno na estrutura moral e ética, para o seu desenvolvimento como um ser humano íntegro, honesto, altruísta e útil à sociedade, o Projeto Planeta Azul auxilia no processo de Ensino-aprendizagem, possibilitando ao aluno o prazer pela leitura e pela escrita, principalmente na elaboração do roteiro da história em que à protagonista, o que contribui para o desenvolvimento da estrutura do pensamento, do raciocínio logico-operatório, da imaginação e da criatividade dos alunos de forma lúdica e prazerosa. Desenvolvendo assim, a espontaneidade, a iniciativa e a criatividade do aluno.

DESENVOLVIMENTO

Em formato de história em quadrinhos, a Revista Planeta Azul é publicada em oito edições, correspondentes aos meses do ano letivo. Cada edição é composta de histórias verídicas, vividas pelos alunos em sala de aula, em suas famílias e/ou na sociedade e adaptadas aos personagens da Turma do Planeta Azul. As narrativas abordam temas como: cidadania; preservação do meio ambiente; formação do caráter altruísta; bondade; cortesia; respeito; limpeza e organização; alimentação saudável; arte etc. As experiências chegam à redação da revista por meio de centenas de cartas enviadas aos personagens bem como são obtidas por intermédio de acompanhamento e ou visitas às escolas. Aquelas que se encaixam dentro da proposta anual, são transformadas em roteiros e produzidas em novas histórias publicadas, nas respectivas edições. Por esta razão, é importante que o professor fique atento à prática de boas ações dos alunos e, dentro do possível, os estimule na elaboração do roteiro da história. Este exercício favorece os estímulos cognitivos, o raciocínio lógico-operatório, a estrutura do pensamento, o ensino-aprendizagem, bem como auxilia no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, na compreensão de texto, no vocabulário, no interesse pela leitura, entre outros.

ATIVIDADES

Conheça as principais atividades sugeridas no Ponto de Apoio, para o despertar da criatividade, solidariedade e da importância do amor e, da amizade, na vida dos alunos

PENSAMENTO DA SEMANA

...

Trata-se de um pensamento ou de uma mensagem que determinem a prática da semana proporcionando a reflexão dos alunos sobre os valores e a postura positiva que devemos desenvolver para com o outro e perante a vida. O pensamento ou mensagem podem ser lidos diariamente e/ou durante a semana. A turma realiza alguns trabalhos que contextualizem o pensamento em questão, envolvendo o conteúdo programático da série

IKEBANA (ARRANJOS FLORAIS)

...

Para Mokiti Okada, a missão da flor é alegrar a vida, bem como elevar o ser humano por meio do Belo. Assim, sugerimos a preparação de arranjos florais por alunos e professores, que visa desenvolver a sensibilidade e o equilíbrio necessério à boa convivência. Enquanto preparam os arranjos florais, alunos e professores são levados a refletir sobre a beleza das flores e a missão que elas possuem em nossas vidas.

HORTA

...

O trabalho da horta conscientiza o aluno a respeito da qualidade dos produtos consumidos no dia a dia e apresenta uma possibilidade mais saudável para cultivá-los, através do método da agricultura natural. Essa proposta propicia o contato com a natureza e desperta na criança o desejo de preservar a vida. Mesmo sem espaço na escola para a elaboração da horta em canteiros, é possível realizar essa atividade em oficinas que são sugeridas ao longo do ano letivo

CAMPANHA DO OBRIGADO

...

Trata-se de uma das atividades propostas no Ponto de Apoio e tem como objetivo principal, o despertar para a prática do altruísmo e do amor ao práximo. Estimulando o aluno a uma postura atenta e prestativa, no sentido de se dedicar a receber obrigado das pessoas no meio em que se vive.

RESULTADOS

Dentre os resultados que vivenciamos, neste sentido, reforçamos alguns

DESPERTANDO A NATUREZA ALTRUÍSTA

  • Respeito às regras de convívio social;
  • Interesse em servir e respeitar o próximo;
  • Prática e atenção aos direitos e deveres como cidadãos;
  • Respeito e cuidado com o meio ambiente;
  • Desenvolvimento da capacidade de cooperação e solidariedade;
  • Escolha por comportamentos positivos em relação às pessoas e a natureza ao seu redor;
  • Sociabilidade e trabalho em equipe;
  • Estímulo ao sentimento de confiança e autoestima em participar da construção das histórias em que ao protagonista;
  • Incentivo a alimentação saudável;
  • Maior interesse por Arte em geral, dentre outros.

FAVORECENDO ESTÍMULOS COGNITIVOS

  • Estrutura do pensamento;
  • Imaginação;
  • Criatividade;
  • Linguagem oral e escrita;
  • Expressão verbal;
  • Habilidade de observação, compreensão e comunicação;
  • Compreensão de texto - gramática;
  • Maior interesse pela leitura;
  • Exercitando o raciocínio lógico operatório, pois os alunos desenvolvem histórias baseadas em ilustrações sequenciais;
  • Apresenta aos alunos um novo universo: de como se faz um roteiro de HQ, dentre outros

EDIÇÕES

noticia 2

Cooperação - Edição 186

noticia 2

Cidadania - Edição 185

noticia 2

Cidadania - Edição 184

PERSONAGENS

Cada edição é composta por argumentos de histórias verídicas, vividas pelos alunos em sala de aula, em suas famílias e/ou sociedade e adaptadas aos personagens da Turma do Planeta Azul.As narrativas abordam temas como: cidadania; preservação do meio ambiente; formação do caráter altruísta; bondade; cortesia; respeito; limpeza e organização; alimentação saudável; arte etc.As experiências chegam à redação da revista por meio de centenas de cartas enviadas aos personagens bem como são obtidas por intermédio de acompanhamento e/ou visitas às escolas.

Prof. Coruja Ele é divertido, atencioso e paciente. Suas aulas são magníficas, e a Turma participa com entusiasmo! O Professor Coruja está sempre pensando na felicidade e no crescimento dos alunos, procurando agir com sinceridade, empenho e carinho. Preza pela responsabilidade de ser um bom exemplo e pela humildade de aprender com as pessoas. É um grande professor!

DOWNLOADS

Baixe os materiais personalizados do Dado

Baixe os materiais personalizados da Mel

Baixe os materiais personalizados do Tarugo