Ikebana Sanguetsu realiza oficina de Natal para instrutores

Por Aline Pagliarini, MTB – 74428/SP | 22 de outubro de 2019

Professores e monitores de ikebanas de São Paulo (SP) participaram da oficina de Natal, em 20 de outubro, realizada pelo grupo Ikebana Sanguetsu, da Fundação Mokiti Okada (FMO). O objetivo da atividade é apresentar a eles o material que será utilizado para promover a oficina aos alunos de todo Brasil.

O tema da atividade deste ano será “Bambu”. No âmbito da filosofia de Mokiti Okada, a planta simboliza a reflexão e o desenvolvimento para o próximo ano.

Para iniciar os estudos, professoras de ikebana ornamentaram o local com um grande arranjo floral feito em bambu. A coordenadora nacional da equipe, Maria de Lourdes Oliveira Francisco, confeccionou quatro ikebanas representando às estações do ano e um arranjo em referência ao Natal oriental e ocidental.

Após as ornamentações, a coordenadora apresentou o material didático e os participantes fizeram suas ikebanas no vaso de bambu.

A oficina contou com 302 pessoas que foram divididas em dois grupos, às 10 e às 15 horas. No próximo final de semana, em 27 de outubro, a atividade será voltada para os alunos.