Congresso de Educação Ambiental, Cultura de Paz e Espiritualidade ocorre esta semana

Por Aline Pagliarini, MTB – 74428/SP | 22 de maio de 2019

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade Socioambiental (SMASS), da Fundação Mokiti Okada (FMO), realizará o II Congresso de Educação Ambiental que promove a Cultura de Paz e Espiritualidade. O evento será em 25 de maio, em São Paulo (SP).

O congresso objetiva abordar avanços e práticas integrativas de Educação Ambiental, envolvendo diretores, professores e profissionais de áreas afins, e despertar nos educadores a consciência ambiental, a sustentabilidade, a cultura de paz e a espiritualidade a ser desenvolvida com os alunos.

As inscrições estão abertas no site: www.fmo.org.br com o segundo lote promocional:

  • Segundo Lote com 20% de desconto até o dia 24 de maio: R$ 120,00
  • No dia do evento, será cobrado o valor integral: R$ 150,00, que poderá ser pago em até 3 vezes no cartão de crédito.

 

Palestrantes confirmados: 

João Signorelli: Ator com passagens pelas principais emissoras de TV do Brasil. Participou de cerca de 30 peças de teatro e de 15 filmes. Há mais de quinze anos, transmite a mensagem de Mahatma Gandhi no âmbito educacional e corporativo, com o monólogo teatral “Gandhi, um líder servidor”.

Jayse Antonio Ferreira: Professor de educação artística da cidade de Itambé (PE). Foi classificado entre os 50 melhores professores do mundo, em 24 de março, em Dubai, no Global Teacher Prize, considerado o prêmio Nobel de Educação.

Viviane Mosé: Psicóloga formada pela Universidade Federal de Espírito Santo. É mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora há mais de 30 anos, com início na carreira docente, no Curso de Formação para Professores da Educação Infantil. A partir daí trabalhou em diversas instituições públicas e privadas de graduação e pós-graduação. É autora de mais de dez livros, entre eles: poesia, filosofia e educação.

Camilla Schiavo Ritzmann

Pedagoga. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Experiência na formação de professores com ênfase na Didática da Matemática, Práticas de Ensino e Gestão Pedagógica.

 

Programação: 

Das 8 às 8h20 − Credenciamento

Das 8h45 às 9 horas – Composição da mesa de abertura: Presidente da Fundação Mokiti Okada − Miguel Bomfim

Das 9 às 10h20 – Tema: Cultura de Paz – Ator João Signorelli

Das 10h20 às 10h50 – Coffee break

Das 10h50 às 12h10 – Tema: A Missão do Professor – Professor Jayse Ferreira

Das 12h10 às 13h45 – Almoço

Das 13h45 às 15h05 – Tema: Educar para a cidadania, desenvolvendo competências para um contínuo progresso cultural “Estudo Vivo” – Viviane Mosé

Das 15h05 às 15h35 – Coffee break

Das 15h35 às 16h55 – Tema: Construindo Certezas Pedagógicas com a Filosofia de Mokiti Okada – Professora Camilla Schiavo Ritzmann

Das 17 às 17h50 – Mesas-redondas

Das 17h50 às 18h30 – Conclusões articuladas 

O evento será realizado na FMO, à Rua Morgado de Mateus, 77, Vila Mariana, em São Paulo (SP).

Acompanhe mais informações nas redes sociais Facebook: www.facebook.com/FundacaoMokitiOkadaMOA/ ou Instagram: @fundacaomokitiokada . Se tiver dúvidas, entre em contato com a SMASS: (11) 5087-5092 ou [email protected]