Horta na escola, ikebana e feira de orgânicos em Ipeúna

Por Aline Pagliarini, MTB – 74428/SP | 2 de outubro de 2017

Há cerca de dois anos, o Centro de Pesquisa Mokiti Okada (CPMO), da Fundação Mokiti Okada (FMO), e a Korin, em parceria com a Prefeitura de Ipeúna (SP), vêm desenvolvendo ações de incentivo à Agricultura Natural.

Projeto Horta

O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Altos de Ipeúna (EMEI), com capacitação de professores, doação de mudas e plantio de hortaliças sem agrotóxicos. Em agradecimento às instituições idealizadoras, a coordenação da escola divulgou na página oficial do Facebook, da EMEI: “Encerramento do Projeto Horta 2016. Hoje colhemos alfaces, cebolinhas, salsinhas e fizemos com nossos alunos um saboroso lanche natural. Nosso agradecimento à equipe da Fundação Mokiti Okada, que forneceu as mudas, professores, educadoras, pais e funcionários que, de uma forma, participaram deste projeto.”

Ikebana 

Colaboradores do CPMO e da Korin confeccionaram 230 arranjos florais e entregaram às mães dos alunos da EMEI, com o propósito de levar alegria e luz.

Ipeúna 

Em 21 de março de 2017, a cidade de Ipeúna completou 52 anos. No tradicional Desfile Cívico, a Escola Municipal de Tempo Integral (EMEIF) representou a ala “Ipeúna, a capital da Agricultura Natural”. Os participantes desfilaram com carriolas levando mudas de hortaliças fornecidas pelo CPMO.

Feira de orgânicos 

Organizada pelos agricultores envolvidos no projeto “Feira de produtos naturais, orgânicos e sustentáveis”, a ação ocorre quinzenal ou mensalmente, e atrai consumidores do munícipio e região. Na feira, é possível adquirir produtos orgânicos da Korin.