ACONTECE | Ikebana Sanguetsu

Coordenadores de ikebana aprimoram metodologia de trabalho

Aline Pagliarini, MTB 74428/SP | 10/02/2020

Entre os dias 17 e 18 de janeiro, a Fundação Mokiti Okada (FMO) realizou um aprimoramento para 21 coordenadores da equipe Ikebana Sanguetsu de todas as regiões do Brasil. O encontro ocorreu no Solo Sagrado de Guarapiranga, em São Paulo (SP).

A programação iniciou com um vídeo feito pelo presidente da FMO, Miguel Bonfim, dando as boas-vindas e solicitando o estudo do ensinamento "Escravos da Tumbas", de Mokiti Okada. Os coordenadores foram divididos em grupos de cinco pessoas para fazer a reflexão do que entenderam da atividade e analisar o que precisa ser feito para o crescimento da Sanguetsu no País.

Após a discussão sobre os assuntos abordados, um integrante do grupo explanou a conclusão. O responsável pela secretaria da equipe, Wagner da Silva Paulo, apresentou o plano de trabalho do ano e as atividades que serão realizadas no Brasil.

No dia 18, os participantes receberam orientações da coordenadora nacional de Ikebana Sanguetsu, Maria de Lourdes de Oliveira Francisco, conhecida como Marilu. Ela pediu para todos praticarem as aulas de ikebana do curso regular, dos níveis fundamental, intermédio e avançado, a fim de padronizar a metodologia a ser aplicada aos alunos.