ACONTECEU | Cultura e Arte

Exposição "Paisagem/Passagem" reúne obras de artistas produzidas durante cinquenta anos

Aline Pagliarini | 22/06/2021

Para exibir obras de importantes artistas brasileiros e produções de artistas em trajetória crescente, o setor Cultura e Arte da Fundação Mokiti Okada (FMO), inaugura, em 29 de junho, a exposição "Paisagem/Passagem", na Vila Mariana, em São Paulo (SP).

Com cerca de 30 obras de diversas linguagens, entre elas, pinturas, desenhos, esculturas e peças em cerâmica, a mostra reúne os trabalhos de 15 artistas; 10 deles fazem parte do acervo da instituição e 5 são convidados.

A exposição homenageia os 50 anos da FMO, apresentando parte de sua coleção, composta por aproximadamente 400 obras, e exibe peças de artistas que participaram de grandes eventos décadas atrás, como a Bienal de São Paulo, o Panorama de Arte Brasileira e a Bienal Naïf do Brasil.

Segundo o curador da exposição, Jurandy Valença, o nome da mostra provém da frase do filósofo francês e autor do clássico "Ensaios", Michel de Montaigne: "Não pinto o ser, pinto-lhe a passagem."

Valença explica: "Montaigne, aqui, não se referia ao ato de pintar em si, mas, metaforicamente, ao ato de pintar, escrever e construir nossa vida a partir de fatos concretos e do cotidiano, bem como do imaginário e da relação com o tempo. A passagem do tempo."

A visita terá duas modalidades: presencial e virtual. Para a presencial, são necessários agendamento e uso obrigatório de máscara. Já a virtual será guiada pelo curador.

A exposição está seguindo todos os protocolos de saúde, para oferecer segurança e uma boa experiência artística aos visitantes.

Programação:

Data: de 29 de junho a 30 de setembro
Visita presencial: 2ª, 4ª e 6ª feira, das 10 às 16 horas (fechado nos finais de semana e feriados)
Agendamento: (11) 5087- 5056 / 5086 ou culturaearte3@fmo.org.br
Visita virtual acesso em: www.fmo.org.br
Endereço: Rua Morgado de Mateus, 77, Vila Mariana, São Paulo (SP). Próximo ao metrô Ana Rosa
Entrada: Gratuita

Artistas:

Artistas do acervo

Alex Flemming; Akinori Nakatani; Daniel Firmino da Silva; Daniel Senise; Ivoneth Gomes Miessa; Lothar Charoux; Megumi Yuasa; Newton Mesquita; Rosina Becker do Valle e Wakabayashi.

Artistas convidados

Laura Villarosa; Moisés Patrício; Renato Leal; Ruben Pella e Thereza Salazar.

*Texto baseado no release do curador da exposição, Jurandy Valença.