ACONTECE | Ikebana Sanguetsu

Vivência da Primavera será virtual em setembro

Aline Pagliarini | 20/07/2021

A primavera é uma das estações mais belas do ano. As flores colorem as árvores, e a diversidade de plantas é maior. Com isso, a escola de Ikebana Sanguetsu da Fundação Mokiti Okada realizará a Vivência da Primavera, em 25 de setembro, às 15 horas (horário de Brasília), no formato on-line.

No dia serão apresentados conceitos teóricos e práticos sobre ikebana no estilo Sanguetsu, tendo como base a comemoração da primavera.

A atividade terá o custo de R$ 45,00 e contemplará o vaso da vivência, que deverá ser retirado no local escolhido no ato da inscrição.

O vaso chama-se "hodo", palavra japonesa que significa "equilíbrio" e "moderação". Ele foi inspirado no ensinamento "Equilíbrio e Moderação", escrito por Mokiti Okada, no livro Alicerce do Paraíso, vol. 3, p. 74.

Mokiti Okada observou esta palavra em um quadro de caligrafia do mestre Yamaoka Tesshu, que foi mestre de esgrima e da caligrafia.

Tesshu nasceu em Tóquio, Japão, em 1836, em uma família de samurais. Alcançou a iluminação aos 45 anos enquanto meditava e é exemplo de determinação, sinceridade e desapego.

A inscrição da vivência está disponível no Espaço FMO. No dia, a exibição ocorrerá neste mesmo link.

Para participar, será necessário que o participante também providencie: pequenas quantidades de flores e folhagens, podendo ser de jardins ou de vasos comprados; uma tesoura; uma toalha de mão e um pequeno recipiente com água.

Para mais informações, entre em contato com: secretaria.sanguetsu@fmo.org.br ou (11) 5087-5083.