ACONTECE | Ikebana Sanguetsu

Hatsu-Ike 2024 marca o início das atividades da Ikebana Sanguetsu em meio à natureza paradisíaca

Gisely Sousa | 23/01/2024

No dia 7 de janeiro, às 7h55 da manhã, foi realizado no Solo Sagrado de Guarapiranga, o Hatsu-Ike, cerimônia anual promovida pela Fundação Mokiti Okada que marca o início das atividades da Escola de Ikebana Sanguetsu. Neste ano, a escola completa 50 anos no Brasil.

O Hatsu-Ike consiste em oferecer a Deus a primeira flor do ano para expressar nossa gratidão à Grande Natureza. Afinal, sempre generosa, ela é a própria manifestação da Verdade, provê nosso sustento e, com sua beleza e perfeição, desperta em cada um de nós a consciência de comunhão com Deus.

"A primeira flor do ano" promove a purificação e a elevação dos sentimentos humanos para o novo caminhar que se inicia. Nela, impregnamos nossos votos de que a humanidade seja abençoada com um ano pleno de saúde, prosperidade e paz.

Para professores e alunos, o evento representa o firme propósito de fazer o próximo feliz ao longo do novo ano, gerando um grande movimento de gratidão e alegria, em conformidade com o que Meishu-Sama ensina: "Gratidão gera gratidão", "o coração agradecido comunica-se com Deus" e "quem vive agradecendo, torna-se naturalmente feliz".

Na ocasião, três duplas de professoras de ikebana confeccionaram arranjos florais para cada altar do templo. No Santuário de Deus, os professores Lina Neves e Gerson Freitas; no Santuário de Meishu-Sama, as professoras Sayoko dos Santos e Maísa Felipe; e no Santuário dos Antepassados, as professoras Denise Ferreira e Regina Probst.

Na oportunidade, o publicou apreciou uma bela apresentação musical do oboísta Lucas Crispim, acompanhado pela pianista Luciana Simões. Ainda, o Coral Mokiti Okada apresentou um repertório preparado especialmente para a ocasião.

Transmitida ao vivo pela Izunome.TV, a celebração representou um momento ímpar de harmonia e sensibilizou os participantes pela sua beleza em meio à atmosfera paradisíaca do Solo Sagrado.

Nas semanas seguintes, todas as unidades religiosas do Brasil reproduzem o Hatsu-Ike para seus membros, frequentadores e simpatizantes.

Para assistir à atividade acesse: https://www.youtube.com/watch?v=dxc37j2V1Ns